top of page
14481719_1078340778885941_50477958810271
Apoios
Galeria

Regulamento

 

Portugal Mountain Rescue Summit

Enquadramento

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião e a Escola Portuguesa de Salvamento (EPS) são as entidades co-organizadoras do Portugal Mountain Rescue Summit (PMRS), evento para equipas de resgate de acesso por cordas. O evento tem duas dimensões, uma de reflexão e discussão que decorrerá no III Fórum Prevenir para Proteger sobre o tema O Paradigma da busca e salvamento terrestre em Portugal e outra de índole prática com dois exercícios e 6 cenários que decorrerão em ambiente de montanha ao longo de dois dias. A todos os participantes compete o conhecimento deste regulamento, concordando e cumprindo-o.

 

Finalidade

Proporcionar uma plataforma de discussão e treino para equipas de acesso técnico por cordas e/ou de busca e salvamento (SAR) promovendo o desenvolvimento de competências nas áreas de busca e salvamento com recurso ao salvamento por meio de cordas.

Providenciar os meios de forma a melhorar, partilhar e desenvolver as técnicas dos participantes, criando maiores níveis de eficácia e eficiência no resgate e salvamento.

 

Participantes

O PMRS está aberto a equipas de salvamento de acesso por cordas composta por 5 ou 6 elementos (1 chefe de equipa, 2 socorristas/recuperadores e 3 manobradores) capazes de realizar um salvamento em segurança e autonomia.

O PMRS não tem carácter competitivo, sendo atribuído às equipas os cenários em que irão participar. Em cada cenário haverá um elemento de segurança designado pela organização com o objectivo de assegurar que os procedimentos de segurança das equipas são cumpridos.

 

Identificação das Equipas

Cada equipa deve utilizar o uniforme de intervenção em uso nas operações de salvamento. Os capacetes devem ser de cor igual excepto no caso do chefe de equipa para melhor identificação.

Técnicas de acesso/salvamento

As técnicas utilizadas são livres, os cenários devem ser encarados como acções reais, neste sentido, deve ser respeitada a regra de segurança da redundância (2 cordas; 2 ancoragens). Apenas é possível o trabalho com cordas de diâmetro superior a 10,5 mm e equipamentos de bloqueio automático certificados para salvamento vertical.

 

Exercícios

Os exercícios desenvolvem-se nas serras do Marão e da Aboboreia. No primeiro dia de exercício haverá 5 cenários diferentes em montanha (escarpas; tirolesa; estrutura – antena retransmissora ou aerogerador; local remoto; mina/gruta). Cada cenário contará com a presença de uma ou mais equipas em trabalho simultâneo em função da complexidade e exigência de apoio, recorrendo a diferentes técnicas, com o objectivo de colocar em prática diferentes opções de salvamento que se podem encontrar em circunstâncias reais. No segundo dia todas as equipas participarão em simultâneo num cenário único.

Por razões de segurança e organização, o número máximo de equipas participantes é de 10. No local de cada exercício será estabelecido um posto de comando e em todos os cenários existirão elementos da equipa de staff, devidamente identificados disponíveis para apoio.

 

Equipamentos individual e colectivo

As equipas deverão deslocar-se para cada exercício em veículos 4x4 ou similar, sendo o deslocamento para os cenários realizado a pé (em média 2 km), com todo o equipamento utilizado para a realização do salvamento. As equipas devem possuir o seu próprio equipamento, em bom estado de conservação e deverá ser utilizado segundo as condições de trabalho do fabricante nas operações de resgate e salvamento. O equipamento a utilizar no PMRS deve cumprir com as normas europeias em vigor. Não há limite de equipamento por equipa, no entanto, todo o equipamento tem de ser sempre transportado pela própria equipa. As equipas participantes são responsáveis pela conformidade dos seus equipamentos, bem como pelo estado dos mesmos.

O equipamento individual deverá obrigatoriamente se constituído por capacete e arnês com longe de posicionamento. Em função da tarefa que realizará no cenário atribuído deverá utilizar antiquedas, descensor, absorvedor de energia, cintas de ancoragem, bloqueadores, protecções de joelhos/cotovelos entre outros, normalizados e nas devidas condições

O equipamento colectivo deverá ser constituído por mosquetões, bloqueadores, roldanas, sacos de transporte, cintas de ancoragem, etc. (sem número limite), maca de resgate e equipamento de primeira abordagem pré-hospitalar e uma corda de lançamento de 80 metros com peso. É obrigatório como mínimo 4 cordas de 100 metros e pequenas fracções de corda com 20 metros para ancoragem na zona de trabalho. Estas deverão ter um diâmetro nunca inferior a 10,5mm tipo A, transportadas em bolsas individuais.

Poderão ser realizados controlos pontuais e a organização tem o direito de retirar qualquer equipamento ou material que considere não apropriado ou que apresente mau estado de conservação e seja um risco para a segurança dos intervenientes.

Cada equipa deverá possuir um rádio portátil da rede SIRESP para comunicações com o Posto de Comando e rádios da rede ROB para comunicações dentro do cenário em que estiver a operar.

 

Logística

A alimentação (almoço volante) será garantida pela organização e distribuída em cada cenário, sendo permitido alimentar-se no decorrer dos exercícios sendo uma gestão da própria equipa (garrafas de água e outro qualquer lixo não pode ser abandonado). Em cada cenário a organização disponibilizará água em garrafões que deverá ser transferida para os cantis/camel bags de cada participante. O consumo de álcool é proibido tanto antes como durante os exercícios. O consumo de tabaco é proibido durante a duração dos exercícios.

 

Briefings/debriefings

Todas as equipas terão que estar presentes nos briefings e debriefings.

 

Inscrição e cancelamento

A inscrição é obrigatória através da submissão da ficha de inscrição e do comprovativo de pagamento. A inscrição só é efectiva uma vez recebido o valor total da inscrição. A inscrição depois de efectuada é definitiva, não havendo reembolso do valor em caso de cancelamento, salvo casos excepcionais analisados pela organização. O custo de inscrição deste evento é de 25€ por participante e contempla o alojamento de 2 noites em albergue, o jantar de dia 8 de junho (sábado) para as equipas alojadas e o jantar de confraternização de dia 9 de junho, almoços volantes e participação no Forum.

 

Seguros

A organização não oferece seguro de acidentes pessoal, cada participante será responsável por qualquer e todas as violações da lei e ou normas de segurança.

 

Direito de Imagem

Ao participar no PMRS, os participantes autorizam a organização a usar o seu nome, voz e imagem, directa ou indirectamente para efeitos de divulgação do PMRS, por qualquer meio. Se algum participante não concordar com este ponto deverá informar por escrito a organização antes do início do evento.

Imagem2.jpg
bottom of page