O Grupo de Operações Especiais criado em 2012 agrega os operacionais com valências de socorro diferenciadas.
Constituem o GOE três equipas: SAR-Team (Busca eSalvamento); Salvamento Aquático e Salvamento Urbano.
GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS
SAR-Team
Busca e Salvamento
Esta equipa é constituída por 12 elementos com formação em Salvamento Técnico por Cordas, Salvamento em Locais Remotos, Tripulante de Ambulância de Transporte e de Socorro.
Vulgarmente conhecida por equipa de salvamento em grande ângulo, teve a sua primeira intervenção em 2013 no concelho de Marco de Canaveses.
Os seus operacionais treinam para operações de busca e salvamento e recuperação. A equipa tem participado em diversos treinos e exercícios, destacando-se o «RESCUE» e o «SAR-Day» que acontecem com uma periodicidade anual.
Em 2014 a SAR-Team dos Bombeiros Voluntários de Baião participou no I Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano, organizado pelo BSB-Porto, classificando-se em 3º lugar.
WR-Team
Salvamento Aquático
A criação desta equipa é anterior ao GOE remontando à década de (19)80 com a realização do primeiro curso de bombeiros nadadores salvadores.
Esta equipa é constituída por nadadores salvadores e condutores de embarcação de socorro.
Os seus elementos possuem formação credenciada pelo Instituto de Socorros a Náufragos, sendo apoiados nas suas actividades por duas embarcações.
Desde a sua origem que têm participado em missões de busca, salvamento, recuperação e prevenção em eventos desportivos. De realçar a sua participação no Grande Prémio de Motonáutica de Ribadouro.
BREC
Salvamento Urbano
A equipa de salvamento urbano actua na dependência da SAR-Team tendo os seus elementos formação em Combate a Incêndios Urbanos e Industriais.
Esta equipa tem por missão a intervenção em operações de busca em áreas afectadas por sismos e em situações de salvamento de bombeiros retidos em edifícios.
Alguns elementos têm formação em Rapid Intervention Team níveis I e II e em BREC, Busca e Recuperação em Estruturas Colapsadas.